PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
O OLHO HUMANO
O olho humano, como todos sabem, é responsável pela visão, um dos cinco sentidos que nos permitem ter uma percepção do mundo.
A visão humana é muito complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas. Com isso, podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto.
Anatomia do olho e fisiologia da visão
Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.
A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.
Para esta formação acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entanto, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável.
Agindo como protetores do globo ocular, impedindo que partículas como poeira, por exemplo, repousem sobre ele, estão: as sobrancelhas, que também o protegem de agressões sofridas (batidas), os cílios e as pálpebras que têm como função extra a distribuição de lágrima ocorrida durante o piscar.
O olho, ou bulbo do olho, tem uma forma esférica. É composto por três membranas que atuam como revestimento, além de três elementos transparentes localizados em seu interior.
As três membranas que o revestem são:
-
Esclera – é o branco dos olhos. É a camada mais resistente. Na parte anterior a esclera, localiza-se a córnea, que é uma membrana transparente.
-
Coroide – é a membrana intermediária, onde ficam os vasos sanguíneos. Na parte anterior do olho, no lugar da coroide encontra-se a íris, o espaço colorido. No centro da íris está a pupila, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com a finalidade de regular a quantidade de luz que entra no órgão. A pupila demora segundos, ou até minutos, para se ajustar a mudanças bruscas de iluminação.
-
Retina - é na retina que são encontradas as células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos, sendo esta a camada mais interna do bulbo. As células receptoras podem ser de dois tipos: os bastonetes - que percebem o branco, o preto e o cinza, e os cones - que percebem as demais cores. O nervo ótico é ligado à retina, no qual capta e transmite os impulsos nervosos até o cérebro.
Os três elementos transparentes localizados dentro do olho são:
-
Humor aquoso – é o liquido que preenche o espaço entre o cristalino e a córnea.
-
Cristalino – localizado atrás da íris, o cristalino é uma membrana elástica, que muda de espessura conforme a distancia em que se encontra o objeto focalizado.
-
Humor vítreo – substância gelatinosa que preenche o espaço entre a parte de trás do cristalino e a retina.
Crédito imagem: http://www.oftalmologistabh.com.br/manual-anatomicamente-completo-sobre-o-olho-humano/
Resumo de todos os componentes do olho humano
-
Cílios: são pelos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.
-
Conjuntiva: é a membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.
-
Córnea: é o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho.
-
Coroide: camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sanguíneos, ela supre a retina com oxigênio e outros nutrientes.
-
Corpo ciliar: localizado atrás da íris, o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino.
-
Cristalino: lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação.
-
Esclera: camada externa do globo ocular – parte branca do olho. Semirrígida, ela dá ao globo ocular seu formato e protege as camadas internas mais delicadas.
-
Fóvea central: porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhes dos objetos observados. Localizada no centro da retina, é muito bem irrigada de sangue e possibilita, através das células cônicas, a percepção das cores.
-
Humor aquoso: líquido transparente que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino. Sua principal função é nutrir essas partes do olho e regular a pressão interna.
-
Humor vítreo: líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.
-
Íris: é um fino tecido muscular que apresenta no centro uma abertura circular ajustável, chamada de pupila.
-
Mácula lútea: ponto central da retina. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual.
-
Músculos ciliares: ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles perdem sua elasticidade, dificultando a focagem dos objetos próximos e provocando presbiopia.
-
Músculos extrínsecos: conjunto de seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos. Trabalham em sincronia, propiciando a movimentação simultânea dos olhos. Caso ocorra alguma alteração nesse sincronismo teremos a deficiência ocular chamada estrabismo.
-
Nervo óptico: é a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina. Transmite para o cérebro a imagem capturada pela retina.
Crédito imagem: http://slideplayer.com.br
A visão funciona assim: a luz que chega ao olho atravessa a córnea, o humor aquoso e a pupila, chega ao cristalino que direciona os raios de luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto focalizado. Entram então em ação as células receptoras, ou seja, os cones e os bastonetes, que enviam impulsos nervosos ao nervo óptico, que por sua vez os envia ao cérebro. A imagem que chega ao cérebro é então interpretada de modo que ela, antes invertida, seja vista na posição correta.
Revisão: Telma Nunes de Luna
Fontes
Siga nossas redes sociais!