PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
SAIBA COMO SÃO FEITOS
AS MEDALHAS OLÍMPICAS E PARALÍMPICAS
RIO 2016
10/09/2016
As medalhas Olimpicas e Paralimpicas, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, são consideradas a mais ecológica até hoje.
O projeto foi cuidadosamente planejado: as medalhas de ouro são desprovidos de mercúrio, as de prata e de bronze contam com 30% de material reciclado. A fita que prende as medalhas nos pescoços dos atletas foi produzida com 50% de garrafas PET recicladas. O estojo também segue o padrão, feito com madeira produzida em áreas com atividade ambiental sustentável.
As medalhas Rio 2016 são também consideradas as mais pesadas da história: tem diâmetro de 85 mm e pesam cerca de 500 gramas. Seu valor, calculado com base na sua composição, é de cerca de US$ 600, de acordo com estimativas do Conselho Mundial de Ouro.
Outra novidade são as medalhas paralímpicas: as medalhas contêm, pela primeira vez, guizos que emite som quando chacoalhadas, isso permite que os atletas com deficiência visual saibam se elas são de ouro, prata ou bronze. Quanto maior a conquista, maior o barulho. O guizo interno contém 16 esferas de aço nas medalhas de bronze, 20 nas de prata e 28 nas de ouro. Além disso, a inscrição “Rio 2016 Paralympic games” vem escrita em braile na face da medalha. Junto, os atletas recebem um simpático mascote Tom de pelúcia, com os cabelos nas cores da medalha conquistada.
Foto: Buda Mendes/Getty Images
Siga nossas redes sociais!