PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem
Card com um fundo com imagem de cidade e céu com nuvens.
Na parte superior tem o tírulo grande: LAZER.
Logo abaixo há imagens com silhueta de pessoas em um parque, da esquerda para direita:
uma pessoa cega caminhando com um cão-guia, um ciclista, um casal de idosos andando, um homem empurrando uma cadeirante e a seguir um menino empinando um pipa.
#fimdadescricao
LAZER
O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos;
o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.
Charles Schulz
A palavra lazer é normalmente atribuída ao tempo livre que as pessoas podem passar longe de suas responsabilidades cotidianas (por exemplo, trabalho e tarefas domésticas) para descansar, relaxar e aproveitar a vida.
Foi comprovado cientificamente que o entretenimento desempenha um papel fundamental no bem-estar físico e mental dos indivíduos. Essa realidade é ainda mais significativa para as pessoas com deficiência, que têm duas a três vezes mais chances de ter sobrepeso ou obesidade devido a um estilo de vida mais sedentário, além também de serem mais propensos a ter depressão por causa do isolamento social. Por essa razão, o lazer, mostra-se essencial, principalmente para o desenvolvimento psicológico, social, mental e físico. No entanto, para PCDs, esta realidade é complexa, pois existem vários obstáculos estruturais, financeiros e humanos que exigem uma colaboração mais ativa da sociedade em geral.
A OMS estima que no mundo inteiro, 15% da população precisa de algum tipo de apoio em acessibilidade para a realização das atividades diárias, inclusive de lazer. E isso não seria apenas para pessoas com deficiências, mas também para aqueles que têm alguma dificuldade temporária, como as grávidas, obesos, pacientes recuperando-se de um acidente, crianças, etc. O envelhecimento progressivo da população associado a uma maior expectativa de vida, também está causando um aumento no número de indivíduos com mobilidade reduzida, o que requer mais recursos.
Pode ser um desafio encontrar passatempos atraentes para pessoas com deficiência, entretanto ter oportunidade de seguir um estilo de vida fisicamente ativo é uma parte importante do dia a dia deles. E todos devem ser encorajados e capacitados a participar de programas acessíveis e inclusivos. Existem vários tipos de lazer que podem ser divertidos ou podem ser para fins de relaxamento. Seja qual for o tipo de atividade que o indivíduo preferir, com certeza haverá uma que combina com ele.
O lazer pode envolver esportes, atividades comunitárias, arte/cultura, eventos, viagens, entre outros... Para saber mais, nesta seção, dividimos várias partes sobre atividades inclusivas que abordarão os temas relevantes e se concentrarão na atualização de informações com notícias recentes. Para isto, clique no títulos específico e bom proveito!
Revisão: Telma Nunes de Luna
Fontes
Therapeutic Recreation Journal
Siga nossas redes sociais!