top of page

SAIBA QUEM SÃO OS ATLETAS COM SÍNDROME DE USHER
NOS JOGOS PARALIMPICOS DE PARIS 2024

30/08/2024

Atletas com Síndrome de Usher 2024

#DescriçãodaImagem
Fotos da esquerda para a direita: Anja Renner e Cyril Jonard

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024. Um total de 22 esportes paralímpicos estão programados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Aqui listamos, por enquanto, 2 nomes de atletas com síndrome de Usher que irão competir. Para saber mais e se manter atualizado sobre eles volte aqui sempre para conferir os resultados!

Anja Renner

ANJA RENNER

Paratriatlo – Feminino - PTVI

 

Ela já alcançou sucessos impressionantes no paratriatlo em muito pouco tempo
e é uma esperança alemã de medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris.

 

Anja Renner, 38 anos, paratriatleta alemã, foi diagnosticada com síndrome de Usher aos 25 anos. Na juventude praticou diversos esportes, mas só voltou aos esportes de resistência aos 30 anos, inspirada pelo marido, entusiasta do triatlo.

Ela competiu com sucesso em distâncias de velocidade e olímpicas e se classificou para o Campeonato Mundial Ironman 70.3. No entanto, lesões e uma deterioração na visão (hoje, ela só vê 10%) a forçaram a desistir do sonho do Campeonato Mundial de Ironman no Havaí. Em 2023, Anja decidiu ingressar no paraesporte, inspirada em atletas cegos e nas Paraolimpíadas de Tóquio.

Em um ano e meio, ela teve que encontrar um treinador, organizar um tandem, uma guia e solicitar uma licença profissional e subir no ranking mundial. Com duas vitórias em Copas do Mundo e bons resultados no Campeonato Europeu e na Copa do Mundo, ela alcançou o terceiro lugar no ranking olímpico e se classificou de forma sensacional para as Paralimpíadas de Paris em 2024.

 

Quando vai competir

01 de setembro de 2024

Redes sociais

Pagina paralimpíada

Site

Instagram

Fontes

Anja Renner

Der Goldene Ring

Cyril Jonard

CYRIL JONARD

Para-judô masculino - categoria 90 kg – J1

 

O objetivo do francês Cyril é levar a medalha de ouro
após 20 anos da sua primeira medalha paralímpica.

 

Cyril Jonard, nasceu em Eymoutiers, França e desde criança convive com a síndrome de Usher. O atleta se comunica por meio de língua de sinais francesa (LSF) e encontrou na infância, o judô como uma perspectiva na sua vida. Aos 8 anos fez sua primeira competição e hoje, aos 48 anos de idade, além de trabalhar no departamento de esportes da prefeitura é uns dos para-judoca reconhecido mundialmente.

Campeão paralímpico e depois vice-campeão, treze vezes campeão mundial tanto em esportes para pessoas com deficiência quanto entre surdos. Suas medalhas e títulos são incontáveis, todos eles têm um denominador comum: uma determinação como nenhuma outra.

Porém, Cyril teve também dificuldades e houve muitos fatos que marcaram sua carreira como, por exemplo, o simples fato de possuir duas deficiências (surdo e cego) enfrentou adversários que possuíam apenas uma deficiência ou com atletas fisicamente aptos. Ao longo de sua carreira teve várias lesões, mas Cyril Jonard sempre se reergueu e continuava no judô.

Celebridade em Limousin, ele é exemplo para muitos judocas e por pessoas com de deficiência. Cyril deseja encerrar sua longa e extraordinária carreira com um último título paralímpico durante os Jogos de Paris 2024, na França, em casa. Cyril Jonard é um dos favoritos ao triunfo, vinte anos depois de sua primeira coroação paralímpica em Atenas, em 2004. 

 

Quando vai competir

5 e 7 de setembro de 2024

 

Redes sociais

Pagina paralimpíada

Site

Facebook

Instagram

 

Fontes

Cyril Jonard

Ulule

Wikipedia

Siga nossas redes sociais!

selo-150x150.png
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com

bottom of page